Página:A Patria Brazileira.djvu/166

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 150 —


General Osório, Marquez do Herva

procurava abrigar-se, lançando sobre nossas columnas uma quantidade prodigiosa de bombas e de metralha, e fazendo com suas infanterias fogo

nutridíssimo.

Durante 4 horas durou este combate, ou antes esta batalha, na qual empenharam os combatentes todas as forças de que dispunham.

A mais esplendida e completa victoria coroou nossas armas; o inimigo cercado por todas as partes começou o seu movimento de retirada, ou para melhor dizer de fuga, e nessa occasião nossas cavallarias nada deixaram a desejar.

O General Caballero, que commandava a acção, cahiu morto, sendo encontrado o seu cadáver e recolhidos os papeis que tinha em seu bolso, trazendo-os á minha presença o capuchinho Frei Salvador Maria de Nápoles, que o assistiu em seus últimos momentos.

Além de muitos officiaes de todas as patentes, cujos cadáveres ficaram sobre o campo, cahiram em nosso poder prisioneiros o Coronel Serrano, que commandava toda a força de infantaria, o Coronel Gonçalves, commandante de uma brigada, um Tenente-Coronel dous Majores, e até este moimento 700 prisioneiros, não íallando em mais de 500 j)araguayos feridos que estão sendo tratados nos nossos hospitaes de sangue. Dizem uns e outros que apenas 200 homens pouco mais ou menos se puderam salvar!

■->*-. -)(

General Andrade Neves, Barão do Triumplio.