Página:A Patria Brazileira.djvu/191

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 175 —


O Barão do Rio Branco, no valioso trabalho que escreveu como advogado de nossos direitos perante o Governo Suisso, na questão do território do Awapá, referindo-se á viagem de Pinson ao norte do Brazil, repelle também a idéa de ter sido o de Santo Agostinho a terra chamada Santa Maria de la Consolacion.

Pensa o erudito historiador, justificando sua opinião, que «o ponto avistado por Pinson sobre a costa do Brazil foi a ponta Calcaiíhar, por 5° 9′ 10" de latitude sul e 37° 48′ 35" de longitude oeste de Paris, formando ao noroeste do cabo de I*?. Roque a extremidade oriental do norte do Brazil, e não o chamado Santo Agostinho, como Pinson dissera alguns annos depois, sem estar bem certo da posição do cabo ao qual os portuguezes deram este nome em 28 de Agosto de 1501, festa de Santo Agostinho».

Seria impossível enumerar todas as ilhas semeadas na vasta costa do Brazil, e em seus grandes cursos de agua doce.

Dentre as dos rios, sobreleva a de Marajó na foz do A7nazonas, formada por este e pelo Tocantins, communicados pelo canal Tagipiirú, como já vos dissemos.

Sua superfície é de perto de 50.000 kilometros quadrados, comportando diíferentes Municípios do Estado do Pará, sendo, portanto, maior do que a Suissa.

Além da de Marajó, contam-se ainda centenas na bacia do Amazonas. Imaginae que numero attingirão as ilhas esparsas por todos os grandes rios brazileiros!

Com relação ás situadas no Oceano Atlântico, só na bahia de Guanabara no Rio de Janeiro existem mais de oitenta, entre as quaes Villegaignon, Paqiietá, Governador, Cobras, Fiscal, Bom Jesus, Enxadas, etc.

A ilha Fiscal, pequenina, assim chamada por ser uma