Página:A Patria Brazileira.djvu/231

Wikisource, a biblioteca livre
— 215 —


bastam para revestir de uma bella vegetação as terras mais estéreis; a própria rocha, decompondo-se, cobre-se de terra vegetal; pedras, que nos. paizes da Europa não teriam por adorno senão o tapete cinzento ou amarellado dos musgos, são ahi cobertas pela ramagem engrinaldada das. florestas virgens.»

Basta relembrar que a região mais temida e que ainda causa pavor a muita gente, que a suppõe quente como uma fornalha e pestilencial como um pântano — a grandiosa Amazónia —, como são geralmente denominados os Estados do Amazonas e Pará, tem merecido de sábios viajantes e exploradores os mais enthusiasticos encómios.

«Não conheço», diz Agassiz, que a percorreu durante muitos annos, «paiz no mundo mais rico, mais cheio de attractivos, mais soberbo e mais próprio para vir a ser a sede de uma numerosa população do que este magnifico valle do Amazonas.»

Wallace, que por longo tempo alli viajou, assim diz na obra que escreveu a respeito:

«O clima do valle do Amazonas é notável pela uniformidade da temperatura e por uma provisão regular de humidade. Em muitas partes delle, ha seis mezes de estação secca e seis mezes de estação chuvosa, nenhuma delias tão rigorosa como em alguns outros paizes tropicaes... Ha, comtudo, notáveis desvios desta regra geral... O Pará é um destes togares excepcionaes. São aqui as estações tão modificadas, que tornam o seu clima um dos mais agradáveis do globo. Houvesse eu julgado simplesmente o clima do Pará pela minha primeira residência de um anno, poderia pensar ter sido impressionado pela novidade do clima tropical; porém, á minha volta, após um estádio de três annos no Alto Amazonas e no Rio Negro, fui egualmente impressionado com a maravilhosa frescura e brilho da atmosphera, com a balsâmica doçura das tardes, que certamente não tém eguaes em outra parte por mim visitada. A maior variação em um dia não é, penso eu, nunca de mais de 20° Fahrenheit e emquatro annos as mais baixas e as mais altas temperaturas dão somente um extremo de variação de 25°. Provavelmente não existe no mundoclima mais egfual.»