Página:A Patria Brazileira.djvu/232

Wikisource, a biblioteca livre
— 2i6 —


Menos valiosa não é a opinião de Mauiy, em importante trabalho sobre a Amazónia:

«Em todas as regiões intertropicaes do globo, na fndia, na Polynesia, na Africa Occidental e na Xova Hollauda, imperam as duas estações. Durante a secca pouca ou nenhuma chuva cáe; exhaurem-se as fontes, 23erece o gado e os corpos mortos contaminam o ar; succede então desenTolver-se naquellas regiões o terrivel mal da peste.

Xo valle amazonico não succede a mesma coisa; as chuvas, ainda que ■copiosas, não caem no espaço de j)oucos-mezes, nem são acompanhadas pelos terriveis tufões que apparecem nas mudanças de estações na fndia. Ka America, brandas e fertilisadoras chuvas caem em todos os mezes do anno e não são frequentes os tufões.

Muitos suppõem que por estar esta região dentro dos trópicos, tem <jlima análogo ao dos demais paizes tropicaes, como a Índia; mas pelas razões expostas e por não haver monções ou outras causas que produzam o abrazamento do valle do Amazonas pela secca em uma estação, ou ser inundada pelas chuvas em outra, ha tanta similhança entre os climas da índia e do Amazonas, como entre os de Roma e Boston.

E assim como commetteria um grave erro quem julgasse idênticos os climas de Boston e de Roma, por se acharem sob a mesma latitude, tamhem em egual erro incorreria quem julgasse idêntico ao da fndia o clima da região amazonica, por serem ambos paizes intertropicaes.

Qual deve ser a condição de um paiz intertropical que tem o seu solo Tegado por frequentes chuvas e onde não se verificam seccas abrazadoras durante séculos de perpetuo verão? Em um tàl clima dá-se o phenomeno -de uma extraordinária fertilidade, porque tudo nasce e desenvolve-se Tapidamente.

A rápida producção e a constante decomposição de matérias vegetaes, durante milhares de annos, devem necessariamente haver enriquecido a superfície do território com bastas camadas de terra vegetal. A vegetação está em continua actividade, sem intervallo de repouso, porque logo que] cáe uma folha e começa a decomposição vão nascendo outras que lhe absorvem os gazes.

Taes condições fazem com que o clima do Amazonas seja um dos mais isaudaveis e deliciosos do mundo.»

Ao passo que no norte existem a humidade e o calor fertili-