Página:A Patria Brazileira.djvu/233

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 217 —


sadores, sente-se no sul, em determinadas epoclias, verdadeiro frio de climas emopeus.

É notável, entretanto, que nem o calor é tão formidável que determine a insolação, que em outros paizes da Europa «da America ceifa muitas vidas, no verão, nem o frio é tão excessivo que leve ao seio das classes pobres a miséria, ii fome e a morte, como se dá em geral na Europa, durante ■o inverno.

Somos, portanto, gozando de todos os climas, um paiz verdadeiramente privilegiado pela natureza, bastando para fazer calar as injustiças que se irrogam, muitas vezes, á saluMdade do Brazil, demonstrar por dados estatísticos que, como bem observa illustre escriptora, << é no Brazil, tão calumniado, que os — 7nuito velhos — são legião, passando por iissim dizer despercebidos, tanto isso é frequente e natural».

Esta consideração é real, e no interessante estudo a que nos referimos vem comprovada por muitos exemplos, dentre <3S quaes mencionaremos aqui o mais notável, mesmo porque envolve um attestado frisante de uma das mais bellas faces -do caracter brazileiro — a justa comprehensão dos deveres de humanidade:

«... O que excede, porém, a todos aquelles de que se tem feito menção no muudo é Manoel Bernardes Sá, que conta 170 annos de existência. Foi casado seis vezes e habita Ponta Grossa, a um kilometro de S. Pedro de Aldeia, Estado do Rio de Janeiro. Seu neto, Leocadio de Mello, de tio annos de edade, é actualmente carcereiro da cadeia daquella cidade. No anno passado, D. Francisco do Rego Maia, Bispo de Petrópolis (*), «m visita episcopal, deteve-se em S. Pedi-o de Alba: Manoel Bernardes Sá tomou parte no cortejo. Passando o rio Vidal, o cavallo que o Bispo montava, tendo tropeçado, foi arrastado pela impetuosidade da corrente; mas o valoroso velho, atirando-s«á agua, toma o Bispo em seus braços •igorosos e o leva são e salvo.

Como a generosidade do Brazileiro não perde ensejo de manifestar-se,

<*) Actualmente Bispo do Pará.