Página:A Patria Brazileira.djvu/286

Wikisource, a biblioteca livre
— 268 —


Leopodina a Santa Maria (Tocantins- Aiaguaya) 950; — a enorme cifra de 8.550 kilometros!

É preciso notar que neste resumo, não está compreliendida a;naveg′ação: do Guaporé, affluente do Madeira, que vae até ao centro de Matto Grosso, navegáveis ambos por 4.334 kilometros; do Tapajós e seus aífuentes; do Xingu, cuja nascente se acha muito perto de Guyabá, capital de Matto Grosso; dos affluentes do A)′aguai/a, como o rio das Mortes, que desemboca deante da ilha do Bananal, podendo ser navegado por barcos a vapor de um metro de calado.

Deve-se notar ainda que os rios do Brazil têm linhas duplas e triplas de navegação, por causa da quantidade enorme de ilhas, de furos (canaes entre as ilhas), de igarapés que fazem um verdadeiro plano hydrographico. Assim no valle do Amazonas, em uma embarcação a vapor de uma só roda na popa, póde-se ir por toda a parte, fazer visitas como se as fazem de cab em Londres ou de coupé em PaiMz.

Uma singularidade do systema hydrographico brazileiro, que se deve estudar bem, é que todos os afiiuentes de seus grandes rios se entrecortam, de maneira que é fácil passar-se de uma bacia ])ara outra por ilanos inclinados á americana, e por meio de canaes.

Estudamos de 1883 a 1884 uma destes extraordinaiios — VaradoH)-os — como são chamados no centro do Brazil, no sertão, e «pie se acha muito perto da cidade de Oliveira, entre as aguas dos últimos affluentes dos grandes rios Paimá e S. Francisco.

Em Matto Grosso, o mais celebre dos Vajridouros é o do Alegre, descoberto em 1733, de onze a doze kilometros, por meio do qual se imagina, desde o tempo do Marquez de Pombal, ligar as aguas do Prata ás do Amazonas.

Executando-se este projecto, far-se-ia do Brazil uma immensa ilha, e um barco a vapor poderia ir do Pará a