Página:A Patria Brazileira.djvu/287

Wikisource, a biblioteca livre
— 2(39 —


Buenos- Ayres, navegando sempre em rios, ribeiros e canaes. O Varadouro de Camapucun, entre Goyaz e Matto Grosso, tem uma extensão de 18 a 20 kilometros: vae do Sanguesuga, aítluente do rio Pardo e do Paraná, ao rio Camapiiayi, affluente do Coxim e do Paraguay.

A linha do Prata a Guyabá divide-se em duas secções: Montevideo a Corumbá, 3.100 kilometros; Corumbá a Guyabá, 800 kilometros: — extraordinária linha de navegação com 3.900 kilometros de extensão, sem contar a linha do Paraná, depois da confluência do Paraguay até á cataracta do Guayra ou das Sete Quedas.

O systema hydrographico do alto Paraná é uma das maravilhas do Brazil central, estando já estudadas as seguintes linhas: Paranapanema a Jurú-mirim, 200 kilometros; Paranapanema a Salto Grande, 120 kilometros; Paranapanema ao Tibagy, 110 kilometros; Paranapanema ao Paraná, 192 kilometros; Paraná, Ivinheima e Brilhante, 528 kilometros; Mogy-Guassú (Porto Ferreira a Pontal, 205 kilometros.

É preciso ainda addiccionar a navegação do Tietê, do Tibagy, do Piracicaba, do Ivahy, do Piquiry, do Iguassíi e de uma infinidade de aíiiuentes das duas margens do immenso Paraná, que, sob o nome de Rio Grande, penetra até ao coração de Minas Geraes e mistura seus aíiiuentes com o rio S. Francisco, o Mediterrâneo BraziJeiro, que por si mesmo rival isa em affluentes navegáveis a vapor com os mais bellos rios do Brazil» (*′).

Infelizmente, porém, nossa navegação interior não attingiu ainda a escala necessária.

Da longa descripção que fizemos das ricfuezas de nosso querido Brazil, bem podereis avaliar que futuro grandioso nos espera, quando possuirmos uma população cheia de iniciativa e proporcionada á vastidão de nosso feracissimo

(*) Dr André Rebouças, obr. cit.