Página:A Patria Brazileira.djvu/302

Wikisource, a biblioteca livre
284


José de Anchieta.

siva em 1563, acontecimento que figura em nossa historia sob a denominação de Confederação dos Tamoyos.

«Tebyreçá e seus sequazes», diz Mattoso Maia, «se declararam a favor dos portuguezes; mas o sobrinho delle, o terrível Jagiuinliáro, com as suas hordas, pronunciára-se a favor da confederação. Infructifero foi o ataque que o gentio dirigiu contra S. Paulo; mas foram horríveis as depredações nas fazendas e assaltos em outros logares da capitania de S. Vicente, Em taes extremos a dedicação de dois Jesuítas fez mais do que os recursos bellicos de que podiam dispor os colonos; Nóbrega e Anchieta apresentaram-se denodadamente aos chefes fndios, ou moruhixahas, reunidos em IperoJiy, e numa famosa conferencia, conhecida na historia pelo — armistício de Iperoluj — depois de esforços inauditos alcançaram uns preliminares de paz, que tinham de ser notificados aos portuguezes por Nóbrega, emquanto Anchieta ficava em reféns.

Foi durante esta estada que Anchieta compoz um poema á Virgem Immaculada da Conceição, em versos latinos, os quaes escrevia na arêa da praia, e ia confiando á sua prodigiosa memoria, para em dias mais felizes reproduzir no papel. Quando Nóbrega voltou, os dois Jesuítas conseguiram, por sua imica influencia, induzir os chefes fndios a que estabelecessem a paz com os portuguezes.»

Attritos, porém, entre os colonos e os indígenas determinaram investidas contra estes, que, pouco a pouco, se foram internando para o centro do palz e para o norte, existindo ainda hoje numerosas trihus nos altos sertões do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauli} Matto Grosso e Goyaz.

Durante muito tempo permaneceram captivos dos colonos, que de seus serviços se utilisavam como senhores, até que, depois de longas luctas, conseguiram o reconhecimento de sua liberdade, decretada em 1753 pelo poderoso