Página:A Patria Brazileira.djvu/313

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
—295: —


sentimentos e de elevadas qualidades moraes, o brazileíro é,′ por excellencia, generoso, chão e hospitaleiro.

No cultivo e na intensidade do aífecto da familia não encontra rival entre os demais povos, e são, com eífeito, proverhiaes a ternura e a abnegação até ao sacrifício da mulher hrazileira — como filha, irmã e esposa; sendo mesmo proclamada, com toda a justiça, não só por escriptores nacionaes como por observadores extrangiros, o prototypo da mãe de familia.

Nos domínios da intelligencia occupamos um logar salientissimo: entre outras provas da generalidade do talento entre nós, o estro poético, por exemplo, parece fazer parte do organismo do brazileiro, encontrando-se frequentemente, mesmo nos mais Ínvios sertões, indivíduos, uns de apoucada instrucção, outros completamente analphabetos, verdadeiros poetas naturaes, cujas producçôes cheias de doçura são, em geral, repassadas de delicado sentimento, e muitas vezes improvisadas nos conhecidos e admirados desafios.

p] não é somente notável a generalidade do talento no Brazil; é também admirável sua precocidade. Dentre muitos casos que vos poderíamos aqui apresentar em confirmação desta verdade, destacaremos um muito recente, — o de Oswaldo Coutinho de Faria, joven brazileiro de dezeseis ánnos de edade, que, no dizer de jornaes da França, onde elle se acha actualmente realizando experiências de um apparellio de sua invenção, fará uma revolução nos domínios da electricidade pratica e industrial, pois sua brilhante descoberta vae de encontro a todos os princípios e regras conhecidas, na opinião dos competentes e na delle pro-. prio.

Referindo-se em longa e enthusiastica apreciação aos resultados já observados, conta um jornal:

«E]-a tão curioso quanto interessante ver na quarta-feira ultima, esse., joven de pequena estatura, olhar brilhante e fixo, responder impertur-