Página:A Patria Brazileira.djvu/312

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 294 —


lavradores, fortes potencias eleitoraes, dispunham de talentosos defensores de prestigio e de dinheiro. Todavia, nas ultimas semanas muitos fazsndeiros emulavam em zelo com Jos abolicionistas para apressar a reforma. Como que ssntiam remorso do tempo consumido em combatel-a, e urgência em effectuar a reparação. Quanto aos deputados escravocratas, muitos haviam libertado espontaneamente seus escravosjpara que Ucão se lhes attribuisse a opposição a interesses feridos. Foi uma medida popular. Confi-aternisaram [nella mandantes e mandatários. O povo participou directamente nas deliberações. Todo abolicionista via-se [festejado nas ruas, fosse qual fosse o seu passado, ojjseu caracter, as suas idéas em outras questões.

Foi solemnissima a cerimonia da sancção. Milhares de pessoas do povo invadiram o Paço. Litteralmente rodeiada pela multid(ão,a Princeza, aíílicta e chorosa, em virtude das más noticias chegadas da Europa sobre a saúde do Imperador, mal se podia mover. No momento em que empunhou a penna para a assignatura fez-se religioso silencio. Depois, uma explosão de bravos, applausos, acclamações delirantes nunca vistos. Muita gente chorava de alegria. Inimigos da véspera"′- abracavam-se reconciliados, José do Patrocinio, fora de si atirou-se aos pés]da Princeza, quiz beijal-os, pronunciou de joelhos commoventissimas palavras. Nabuco abriu caminho até uma janella e dahi, com a sua voz poderosa, annunciott a boa nova ao povo que se atulhava no largo, onde hoje se vê a estatua de Ozorio, estendendo-S9, em mó compacta, desde a rua Direita até ao ponto das barcas. Indescriptiveis as manifestações de regosijo que se succederam! Nunca houve] nem tão cedo haverá demonstrações de enthusiasmo assim.» (*)

Gomo vedes, o povo brazileiro não provém de uma raça especial, mas sim de uma fusão de elementos differentes, o que, entretanto, não impediu a formação de ama nacionalidade capaz de se collocar a par das mais bem constituídas.

Dotado de uma alma nobre, de inexcedivel delicadeza de

(*) D′- Affonso Celso, filho — Oito Annos d". Parlamento — Esse illuslre escriptor, Deputado e fervoroso adepto da abolição, apresentou immediatamente um projecto de lei, que foi approvado, considerando de festa nacional aquella grande data.