Página:A Patria Brazileira.djvu/329

Wikisource, a biblioteca livre
309

ardor por notabilidades scientificas em todo o mundo civilisado, foi iniciado por um brazileiro illustre — o Padre BARTHOLOMEU LOURENÇO DE GUSMÃO, de S. Paulo, o primeiro homem no mundo que se elevou ao ar livremente em uma machina. A experiencia teve logar em Lisbôa no dia 8 de Agosto de 1709, quando ainda eramos colonia de Portugal, figurando porisso na passaróla, como vêdes na gravura, a bandeira portugueza.

O acontecimento, presenciado pelo Rei e sua Côrte, causou extraordinaria sensação, ficando Bartholomeu appellidado — Padre Voador — e por alguns considerado — um feiticeiro. Datam d′ahi verdadeiramente as pesquizas e estudos para a solução do extraordinario problema, a que o Brazil tem ligado muitos nomes illustres.

JULIO CEZAR RIBEIRO DE SOUZA, do Pará, pondo em pratica seus estudos, aos quaes se dedicou por muitos annos, chegou a realizar com algum successo uma experiencia de dirigibilidade com o aerostato — VICTORIA — em Novembro de 1891, em Pariz.

Dolorosos fôram, porém, os resultados praticos dos estudos de outro distincto brazileiro — AUGUSTO SEVERO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, do Rio Grande do Norte, na expe-