Saltar para o conteúdo

Página:A Reforma da Natureza (12ª edição).pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre
36
MONTEIRO LOBATO

O leite a ferver ao fogo dava um assobio quando chegava no ponto, de modo a avisar ao fogo, o qual imediatamente parava de agir. O mesmo com todas as comidas — e dessa maneira acabou-se a desagradável história do "feijão com bispo".

E tanta e tanta coisa as duas fizeram, que se fossemos contar metade teríamos de encher dois volumes. Lá pelo fim da semana, o Sítio do Picapau estava totalmente transformado, não dando a menor idéia do antigo. Foi por essa ocasião que chegou carta de Dona Benta anunciando a volta.

— "Já concluímos o nosso serviço na Europa — dizia ela. — Deixamos o continente transformado num perfeito sítio — com tudo — direitinho e todos contentes e felizes. A Comissão que nos trouxe vai reconduzir-nos para aí novamente. Devemos chegar na próxima segunda-feira e espero encontrar tudo em ordem."

Emília leu a carta para a Rãzinha, dizendo: "É uma danada, esta velha! Foi lá e fez o que todos aqueles ditadores e reis não conseguiram. Temos agora de preparar a casa para recebê-la."


CAPÍTULO X

A VOLTA DE DONA BENTA



NO DIA MARCADO, ali pela dez horas da manhã, Emília e a Răzinha ouviram rumor de automóvel na estrada. Correram à varanda. Vinha vindo uma porção de carros, com Dona Benta, tia Nastácia e os meninos no da frente.

Ao entrarem no terreiro, Emília adiantou-se para recebê-los. Os homens da Comissão apearam-se e despediram-se de Dona Benta com muitas palavras de agradecimentos e amabilidades.

Pois é isso — disse-lhes a boa velha. — Sigam lá na Europa as minhas instruções, que tudo dará certo. Adeus, adeus! Mil recomendações ao Rei Carol e ao Duque e à Duquesa de Windsor — gostei muito dela. E digam ao Mussolini e ao Hitler que apareçam quando puderem, para um passeio no Quindim. Adeus, adeus!

Os automóveis da Comissão partiram na volada.

Depois que desapareceram lá na curva, Dona Benta entrou para a saleta com os meninos e tia Nastácia foi para a cozinha. Mas...