Página:A Reforma da Natureza (12ª edição).pdf/53

Wikisource, a biblioteca livre
A REFORMA DA NATUREZA
53

Pedrinho, Narizinho e Emília estavam presentes, e muito interessados na conversa.

— Isso é das tais coisas que só vendo, — interveio Pedrinho. — Leve-me lá onde está o formigão, amigo Candorra. Quero ver para crer.

— Também vou, — disse Narizinho. — Também sou como São Tomé. E você, Emília?

Emília respondeu que não, que tinha qualquer coisa a fazer no pomar, mas ficou com um ar esquisito, ressabiada. E assim que Pedrinho e a menina saíram com o Candorra, correu ao laboratório.

— Visconde, — disse ela — o Candorra apareceu com a história duma formiga do tamanho dum tatu, e a mulher dele viu outra ainda maior, assim do tamanho duma capivara. Estou com medo de que sejam as formigas que nós operamos e fugiram do cercadinho ...

— Há de ser — disse o Visconde sem tirar o olho do microscópio. — Nós fizemos tremendos enxertos de pituitária, e se as formigas não morreram, podem muito bem estar do tamanho de tatus e até maiores.

— E como é agora? — perguntou Emília, assustada.

— Agora é isso mesmo — respondeu o Visconde. — Elas andarão aí pelo mundo, a assustar os ignorantes, e por fim se extinguirão, porque não podem reproduzir-se. Oh, se se reproduzissem, seria um enorme transtorno para as gentes! Imagine milhões e milhões de formigas do tamanho de tatus, espalhadas por todas as terras! Como iria arranjar-se o Homo sapiens? Se sendo as formigas pequeninas como são elas já tanto o atrapalham, imagine se fossem do tamanho de tatus!

Só nesse momento ergueu os olhos do microscópio.

— Pois eu queria ver isso — continuou ele. — Se é verdade, nós, sem o querer, fizemos a maior descoberta do século, Emília — e vamos ganhar o prêmio Nobel! Podemos aplicar o processo nos bois e obter bois do tamanho de montanhas. Para o abastecimento de carne aos açougues, um boi desse vulto seria a maior das minas.

Emília mostrava-se apreensiva; por fim falou:

— Quer dizer que a tal Coisa Preta, que os jornais contam que aparece ora num ponto ora noutro, é a nossa pulguinha operada? ...

— Pode ser — concordou o Visconde. — Mas também essa pulga não se reproduzirá. Morrerá qualquer dia e pronto.