Página:A campanha de Canudos.pdf/43

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
39
a campanha de canudos


sentido. Mesmo em muitas das armas que funccionavam, o extractor, peça de grande delicadeza, perdida a necessaria justeza e enfraquecida a móla, deixava de extrahir o cartucho, que tinha de ser extrahido á mão, o que prejudicou a rapidez do tiro. Esse armamento não convém ao nosso exercito, por não dispor ainda este de meios de transporte facil, rapido e commodo, de que dispõem os exercitos europeus; não merece a confiança dos officiaes, nem das praças que delles se utilizam, por não poderem contar, com segurança, com seus bons effeitos numa emergencia qualquer.

Não obstante os assíduos cuidados que tive pela boa con­servação do armamento das praças, pois que como é intuitivo do estado delle dependeria, em grande parte, em uma dada circumstancia, a victoria ou derrota de nossa força, ainda assim tive o desprazer de observar o que venho de referir. Durante o combate muitas armas ficaram tambem inutilizadas por outros motivos, umas perderam os respectivos ferrolhos que saltaram com a violência do choque na defesa á arma branca, outras ti­veram as coronhas partidas a talho de facão ou por balas; algumas ficaram com a camisa do cano inutilisada por bala, muitas sem seus sabres punhaes, e ainda outras com os depositos arrebentados. A poeira e as escabrosidades das estradas, o calor de um sol abrasador e insupportavel, as condições em que foram feitas as marchas, sem commodidade de ordem alguma, tudo isso, frustrando os meus previdentes cuidados, deram o resultado acima apontado. Acontece ainda que essas armas, que serviram na campanha de S. Paulo e Paraná, em mil oitocentos e noventa e quatro, já se achavam bastante usadas, tendo a mór parte dellas soffrido concertos. Outras fossem as condições de re­sistência e solidez de seu mecanismo, e melhor teria sido o resultado obtido na luta.

Fardamento — O das praças que compuzeram a força de meu commando ficou bastante estragado, em estado mesmo de não poder continuar a servir, devido á acção dos raios solares, da chuva e da poeira, e ainda do uso constante que delle fizeram, por necessidade, pois que não só marchavam, como dormiam com elle, à noite, sobre o solo nú e barrento