Página:A campanha de Canudos.pdf/69

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
65
a campanha de canudos


— esta — constituída por um esquadrão do 9° regimento, com 60 praças, commandadas por um capitão, dous tenentes e quatro alferes. Munições e equipamentos, em quantidade bastante.

Assim, o effectivo da brigada que tinha de operar, inclusive o 16° de infantaria, subiria a 1.200 praças, 700 das quaes de in­fantaria, todas armadas a Mannlicher.

Para regularidade dos fornecimentos, e paga de soldo o outras despezas, o ministério da guerra creou caixa militar junto ás forças indicadas, nomeando para servirem nella — o 3° official da contadoria geral de guerra Lauriano Laurentino das Trinas, pagador, Eduardo da Cruz Rangel e o alferes José An­tonio Mourão, ajudantes.

Com o encargo especial de se encarregarem do levantamento das plantas, e da execução dos planos de defesa, de que por acaso necessitasse o commando geral, foram commissionados os enge­nheiros das obras militares— tenentes Domingos Alves Leite e A. Soares do Nascimento.

A artilharia levava guarnição de inferiores para os seus ca­nhões Krupp, aligeirados.

Na tarde de 7 de fevereiro, o coronel Moreira Cesar encetou a viagem, tomando o trem de ferro para Alagoinhas, onde re­cebeu manifestações inequívocas de apreço e sympathia, que se estenderam a toda a força por elle commandada.

Seguiram, na mesma occasião, a ala direita do 7° e todo o contingente do 33° batalhão de infantaria, a commissão de en­genheiros, e a de médicos do corpo de saude.

Ao respectivo embarque assistiram varias autoridades, entre as quaes o governador do Estado, e o chefe do districto militar, além de volumosa massa popular, dando todos os mais expres­sivos signaes de interesse pelos que partiam, e manifestando os mais vivos desejos de que tivessem estes um exito brilhante e feliz.

Porque não se domorasse em Alagoinhas, a expedição con­tinuou seu caminho, e ás 2 horas da madrugada de 8 passava pela Serrinha, de onde o respectivo commissario de policia telegraphou nestes termos:

«  Coronel Moreira Cesar passou hoje ( 8 ), ás 2 horas da madrugada. Offereci lunch a todos os officiaes, que sahiram