Página:A campanha de Canudos.pdf/70

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
66
a campanha de canudos

satisfeitos. Tenho prestado todo auxilio ao dr. chefe de segurança. Estóu firme em auxiliar-vos no que estiver ao meu alcance, ainda que com sacrifício. Saudações.— Leovigildo Cardoso Ribeiro. »

No dia 8 mesmo, o coronel chegou a Queimados; e dahi passou ao ministério da guerra o telegramma, que eu vou trans­crever:

« Estou em Queimadas activando a remessa de poucas mu­nições para Monte-Sancto, para o mais breve possivel seguir para Canudos. A força está muito animada, sem occorrer caso algum de indisciplina. Ha muita dedicação. O estado sanitario optimo. O governador e mais autoridades do Estado têm sido em extremo solícitos em me auxiliar. Só tem o— que o fanatico Antonio Conselheiro não nos espere. »

Era ainda o commandante da expedição quem se dirigia ao governador do Estado, nos termos que se vão ler:

« Aqui chegámos sem novidade. O dr. chefe de policia, como autoridades, têm empregado todos esforços para remover difficuldades. Desejo muito que o 20 de infantaria Sergipe vá esta­cionar Geremoabo, ou Bom Conselho, de preferencia no primeiro ponto. Tambem vou pedir isto ministro da guerra .»

A 9, ainda de Queimadas, o coronel Moreira Cesar telegraphava ao governador para scientificar-lhe que, em virtude da sua permissão, e porque parecia necessaria, tinha ficado combi­nada a permanência do dr. chefe de policia naquella villa.

No dia 10, o conselheiro Luiz Vianna recebeu outro tele­gramma da mesma procedencia, e que dizia assim:

« Dr. governador— Nada nos tem faltado. Só me preoccupo apressar movimento, pois estou convencido qualquer demora será prejudicial. Dr. chefe de segurança é funccionario distincto e cavalheiro incansavel.— Moreira Cesar. »

Nesse mesmo dia, o coronel Pedro N. B. Ferreira Tamarindo seguiu para o centro.

O chefe da 3ª expedição, além de encomiar — como se tem visto — as autoridades estadoaes, que lhe não haviam regateado o mais franco apoio, e o mais leal concurso, ardia no desejo de atacar a cidadella de Canudos, conforme por vezes manifestou,