Página:A cidade e as serras (1901).pdf/282

Wikisource, a biblioteca livre
268
A cidade e as serras

chão, e preso ao chão, como as arvores que elle tanto amava.

E depois o que o prendia á serra era o ter n’ella encontrado o que na Cidade, apesar da sua sociabilidade, não encontrára nunca, — dias tão cheios, tão deliciosamente occupados, d’um tão saboroso interesse, que sempre penetrava n’elles, como n’uma festa ou n’uma gloria.

Logo de manhã, ás seis horas, eu, no meu quarto, mexendo ainda regaladamente o meu corpo nos colchões de fresco folhelho, sentia os seus rijos sapatões pelo corredor, e o seu cantarolar, desafinado, mas ditoso como o d’um melro. Em poucos instantes escancarava com fragor a minha porta, já de chapeu desabado, já de bengalão de cerejeira, disposto com reservado fervor para os trilhos conhecidos da serra. E era sempre a mesma nova, quasi orgulhosa:

— Dormi hoje deliciosamente, Zé Fernandes. Tão bem, com uma tal serenidade, que começo a acreditar que sou um justo! Um dia lindo! Quando abri a janella, ás cinco horas, quasi gritei de puro gosto!

Na sua pressa, nem me deixava demorar na frescura da banheira; e quando eu repetia a risca mal começada do cabello, aquelle antigo homem das trinta e nove escovas, protestava