Página:A escravidão dos negros.pdf/78

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


IV


A cultura depois da extincção da escravatura.

     Convém considerarmos aqui, separadamente, a cultura feita por negros livres e a por brancos livres; pois, haverá necessariamente em cada colonia, durante os primeiros tempos, dous povos de alimentações, habitos e costumes differentes, e, só depois de algumas gerações, os negros se confundirão absolutamente com os brancos, permanecendo entre elles uma unica differença — a côr, — que, por sua vez, tambem desapparecerá em consequencia da mistura das raças.

I.


     Os negros escravos tiram geralmente a maior parte de sua nutrição das terras que lhes são cedidas para cultivarem em proveito proprio.

     Essa mesma extensão de terra que lhes fornece a alimentação quando escravos, fornecer-lhes-hia quando livres. Além disso, o escravo recebe de seu senhor alguns alimentos estranhos á cultura da fazenda, alguns vestuarios e o terreno em que elle construe a sua zensala; ao negro livre bastaria um salario que lhe facultasse obler um equivalente. O negro escravo custa a seu senhor o preço de sua compra; o livre nada lhe custa, mas exige um salario capaz de sus-