Página:A escravidão no Brasil e as medidas que convem tomar para extinguil-a sem damno para a nação.pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
— 24 —

que se pôde resumir a primeira educação a dar aos meninos de ambos os sexos, collocados sob a tutella da nação.

Mais tarde, e logo que tenhão aprendido as primeiras letras, devem os rapazes applicarem-se ao estudo dos princípios elementares das sciencias, que servem de base ás artes mechanicas; e as raparigas á aprendizagem desses misteres que constituem o trabalho da mãe de família.

Chegados a este gráo, as mulheres tem completado a sua educação; os homens, porém, precisão ainda aprender cada um um officio para que tenhão vocação.

Esta educação far-se-ha nas capitaes das provincias, na côrte e nos mais logares onde o governo entender necessário crear estabelecimentos competentemente montados para o fim que temos em vista; devendo o mesmo governo ter muito em attenção a instrucção agrícola dos rapazes que tiverem gosto por este gênero de vida, visto ser a agricultura a principal base da grandeza futura do Brasil.

Dispostas assim as cousas; sendo a creação confiada ás camaras municipaes, e a educação e destino dos libertos confiados ao governo, incumbe áquellas remetter todos os annos a este, afim de serem admittidos nos estabelecimentos de educação, todos quantos de seus pupillos tenhão chegado a idade de seis ou sete annos, como se julgar mais conveniente.

Tendo-se, pelo modo exposto, creado e educado todos os filhos do escravo brasileiro, ainda não está terminado o trabalho do estado.

Tem elle tirado de uma raça perdida, homens uteis e mães de famílias moralisadas; mas o que fazer dessa raça libertada ao captiveiro e ao vicio original?

Lançal-a no seio da sociedade, entregando cada um de seus membros a seus próprios recursos?

Para os homens, semelhante resolução seria indifferente, pois que sahem elles dos estabelecimentos publicos dotados da instrucção necessária para ganharem a vida, e fortificados com os princípios moraes e religiosos que ensinão a supportar com resignação e firmeza os seus revezes.

Para as mulheres, porém, seria altamente nociva, pois que na sua qualidade de ente fraco, e quasi dependente da vontade alheia, ficarião sujeitas aos immensos perigos que