Saltar para o conteúdo

Página:A ilha maldita (seguido de) O pão de ouro. (1879).djvu/181

Wikisource, a biblioteca livre

corpo e nos sentimentos do coração. Muito jovem ainda, o fogo das paixões ainda não lhe havia turvado a serenidade da fronte lisa e expansiva, nem acentuado duramente os traços fisionômicos como a seus irmãos. Os cachos de cabelos negros, que lhe sombreavam o colo, luziam-lhe por baixo do sombreiro como lâminas de aço polido, e os olhos também negros se acendiam em uma luz meiga e suave, que penetrava sem ofuscar. Mesmo assim, porém, não deixava de ter a mesma vigorosa organização muscular que seus irmãos, e essa expressão calma e serena da fisionomia era modificada por um sulco perpendicular entre os sobrolhos, indício revelador de ânimo resoluto e inquebrantável energia.

A suave expressão de seu rosto, seu olhar plácido, suas ingênuas graças juntas ao garbo senhoril do bem talhado e vigoroso porte davam-lhe ares de um arcanjo modelado pelo cinzel do mais bem inspirado e sublime artista.

Sabemos que Ricardo já sentira os primeiros abalos de uma paixão fatal, quando pela primeira vez se encontrara com Regina, mas era apenas um primeiro gérmen guardado na alma, e que ainda não tivera ocasião de desabrochar em toda a sua força; uma visão que o deslumbrara e lhe deixara no espírito o enlevo de um amor ideal e puro, não despertando nele senão anelos