Página:A lavoura e a guerra.pdf/5

Wikisource, a biblioteca livre
13

lembram, para gôso das liberdades que só neste eldorado se podem encontrar, porque só aqui a abundancia é capaz de eximir ás necessidades económicas uma classe que assim se torna antes parasitária que mutualista, como lhe cumpre ser na vida da sociedade em que é uma parte integrante de grande valor!

Ha, pois, para a nossa agricultura, carencia de braços i loncos. Pela análize com que o pretendo provar, chegarei até ás medidas que me parecem mais oportunas para o remediar. Ha carencia de braços e conseguintemente impossibilidade da ntensificação que as atuais circunsiancias económicas indicam e impôem,e que o proprio governo da republica já se apressou em aconselhar, com muito bom senso, é certo, mas de uma fórma que para nós não passará de um puro platonismo improdutivo. Sim ! O tempo, a ocasião é de transformações profundas e radicais, que simples conselhos não bastam para determinar, muito embora lhes demonstrem a racionalidade o importante facto económico da grande procura dos produtos agricolas e a sua consequente elevação de preço mercantil. O momento exije, na verdade, providéncias imperiosas.

Atribue-se a lord Grey, o grande estadista que decidiu a entrada do seu paiz no doloroso conflito atual, uma fraze lacónica, mas profundamente expressiva, traduzindo bem o extraordinario espirito inglêz de sintese : — À vitoria, conta o telegrama que nos transmitiu à notícia dêsse parecer, não será obtida com o último inimigo mas com o ultimo pão! Transparece, neste judicioso conceito, uma eloquente lição: é que, mais do que que as munições para as bocas de fogo, valem, na guerra de hoje, as munições para as bocas dos pelejadores! Custa mais, talvez, provêr os exercitos de comestiveis do que de balas. E foi por isso que a Alemanha, desde o início da catástrofe, medindo a situação de insulamento em que se acharia, cuidou de regular o consumo do pão, e que a mesma Inglaterra, muito embora tivesse livre o dominio dos mares, para a busca de viveres na America, tratou de desocupar até,as áreas dos seus belos jardins, os pulmões da cidade, como lhes