Página:A maçonaria e os jesuitas.djvu/11

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


— 4 —


Espirito Santo, Nestorio ataca a unidade de pessoa em Jesus Christo, Eutyches confunde-lhe as duas naturezas, Ario impugna a consubstancialidade do Verbo.

Ella, porém, consola-se de tantos infortunios e de tão acerbas dores, dando á luz a filhos da tempera dos Athanasios, Hilarios, Cyrillos, Ambrosios, Jeronymos, Agostinhos e outros muitos grandes luzeiros da fé que com tamanho brilho esmaltam o firmamento da Igreja. Ao despontarem nos seus limpidos horisontes esses astros rutilantes, dissipam-se os densos nevoeiros da heresia, e o genio do erro, fulminado, precipita-se no poço do abysmo.

Se supplanta o espirito da heresia que no pó vai occultar a fronte orgulhosa, é para chorar amargamente a perda dolorosa de grandes povos e christandades florescentes, que do amoroso seio materno lhe são arrancados por innumeros schismas.

Além da magua pungente com que lhe partiram o terno coração os schismas parciaes de Novaciano em Roma, de Melecio em Alexandria, dos Donatistas em Carthago, de Lucifer, da Istria, dos Gregos, etc., ella teve que deplorar as immensas calamidades occasionadas pelo grande schisma do Occidente, que tão dolorosamente lhe dilaceraram a unidade.

Muitos, cahindo então da Barca de Pedro, desappareceram sob as ondas, afundiram-se no pelago do erro; ao passo que ella, ora agitada e açoitada pelo vendaval das paixões politicas e mundanas, ora calma e serena, continuou seguindo a sua gloriosa derrota para as ribas da

eternidade. Turbari potest, mergi non potest.[1]

  1. Santo Agostinho