Página:A maçonaria e os jesuitas.djvu/24

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


— 18 —


poesias fulgentes com emphase nacional, e pouco a pouco trareis os vossos babosos ao gráo requerido. Quando em todos os pontos do Estado ecclesiastico este trabalho quotidiano tiver derramado nossas idéas como a luz, então podereis apreciar a prudencia do conselho de que tomamos a iniciativa.

« Os acontecimentos que, como pensamos, se precipitam com grande velocidade, vão chamar necessariamente d’aqui a alguns mezes uma intervenção armada da Austria. Ha loucos, que, com alegria, se comprazem em arremessar os outros nos perigos; e sem embargo são elles que em hora certa arrastam até os prudentes. A revolução que se faz meditar á Italia só terminará em desgraças e proscripções. Nada está maduro ainda, nem os homens, nem as cousas, e nada sel-o-ha ainda por muito tempo; mas estas desgraças poderão facilmente servir-vos para fazer vibrar nova corda no coração do clero novo, e será o odio ao estrangeiro. Fazei com que o Allemão se torne ridiculo e odioso antes mesmo da sua entrada prevista. Á idéa de Supremacia Pontificia ajuntai sempre a lembrança das guerras do sacerdocio com o imperio. Ressuscitai as paixões mal apagadas dos Guelfos e Gibelinos e assim com pouco trabalho alcançareis uma reputação de bom catholico e patriota puro.

« Esta reputação dará entrada ás nossas doutrinas no seio do clero novo,assim como no fundo dos conventos. Dentro de alguns annos este clero terá, pela força das cousas, invadido todas as funcções: governará, administrará, formará o conselho do soberano; será chamado para a escolha do futuro Pontifice, e este Pontífice, como