Página:A morgadinha dos canaviais.djvu/232

Wikisource, a biblioteca livre
232

— Mãos á obra, sr. Henrique! — bradou o conselheiro, insistindo na resolução com que viera.

— Prompto — respondeu Henrique.

— Então? então?... Que vão fazer? — perguntava D. Victoria, afflicta, voltando á cozinha.

— Querem vêr que preparos?! — dizia D. Dorothéa, sorrindo e olhando com curiosidade para o que faziam os dois.

— Cumpro uma promessa que fiz a estas senhoras, minha tia — dizia Henrique, approximando-se da banca, perto da qual trabalhavam Magdalena e Christina.

— É verdade que sim, — acudiu Magdalena — e eu exijo o cumprimento da promessa.

— Vamos lá, sr. Henrique, — tornou o conselheiro — acceite-me alguns preceitos da pratica. A regra é fazer tudo o mais indigesto possivel; porque essa qualidade é o caracteristico dos manjares d’esta noite.

— N’esse caso, vejo que nasci para cozinhar a ceia do Natal, pois desafio o melhor estomago do mundo a que subjugue os meus guisados com os seus succos digestivos.

— Eu já escolhi tarefa — disse o conselheiro, tirando das mãos de Christina a colhér com que ella mexia o vaso onde se preparava o vinho quente, esse punch nacional, que n’esta noite seria uma falta imperdoavel se esquecesse no programma d’aquelle banquete.

Christina quiz resistir; mas o conselheiro venceu, e cêdo principiou a desempenhar-se d’este trabalho, no meio de hilaridade geral.

Angelo dispensou a tia Dorothéa do trabalho da preparação dos mexidos.

Henrique, seguindo o exemplo do conselheiro, e no seguimento do seu constante proposito, approximou-se da morgadinha, que n’aquelle momento se occupava a regar de calda de mel umas recentes rabanadas.

— Peço trabalho, prima Magdalena.