Página:A morgadinha dos canaviais.djvu/270

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


exerce demasiado a analyse, habitua-se a estudar factos que para outros passam por insignificantes, e descobre-lhes faces novas e desconhecidas. Costumado assim a ligar valor a tudo, quando succède que no decurso da vida se lhe depara um facto de maior vulto, a confusão do primeiro momento é inevitavel. Assim como a balança de precisão, apropriada para oscillar com pesos tenuissimos, não é a que pode servir para os grandes pesos, tambem a intelligencia costumada a pesar subtis accidentes, de que se compõe o drama habitual da vida, não é a que de subito pode avaliar algum maïs complexo e importante.

A resolução n’estes espiritos, depois de formada, é maïs tenaz; mas, emquanto se não fórma, vae n’elles um tumulto de ideias, que se não podem analysar.

Não analysemos, pois, as de Augusto.

Magdalena não socegou emquanto não viu Henrique voltar ao quarto, pelo mesmo caminho por que saíra.

—­Que resultará d’isto?—­pensava ella.—­Que fará elle ámanhã?... É preciso não me acobardar, où estou vencida... Mas que se passaria depois que os deixei?... Veremos ámanhã.

No meio d’esta série de pensamentos, Magdalena sorriu.

É que lhe occorrerà então este pensamento:

—­Dizem que nós, as mulheres, temos filtros subtis para nos tornar amadas. Pois será maïs difficil fazer-se aborrecida? Como o conseguirei?