Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/107

Wikisource, a biblioteca livre
- 105 -

nhe com vantagem o vapor — vendo-se d'ahi a meia hora se já está bom.

Feijoada

Cosinha-se numa cassarola, á parte, um pedaço de carne secca; depois de se tirar o sal, carne de porco em pedaços, linguiça e paio; depois de molle, junta-se o feijão, que se cosinha em água simples, mas pouca.

Depois põe-se gordura em uma cassarola, cebola em rodas, alho e frita se; quanto amarellinha a cebola vira-se a feijoada dentro e se deixa ferver para tomar gosto e engrossar, provando-se para vêr se tem sal bastante.

Carne Recheiada

Faz-se um pedaço de carne n'uma tira larga e deita-se vinagre, sal e alho, tudo pouquinho. Depois se faz um batidinho de carne bem miúdo, se afoga em gordura com cebolas, tomates e azeitonas, sem água — tira-se do fogo, se junta ovos cosidos em roda. Depois disto prompto, se extende na tira de carne e.n monte, enrola-se e se coze com linha grossa ou barbante. Põe-se ao fogo uma frigideira com gordura e quando bem quente, põe-se a carne e sa vai virando de um lado para outro e está prompta.

Arroz de forno para banquete

Cosinha-se arroz sufficiente para a quantidade de pessoas. Dá-se uma fervura em pouca água até sugal-a. Feito isto, põe-se ao fogo uma cassarola com gordura, rodas de cebola e alho; affoga-se bem o arroz, põe-se um pouco d'agua e depois de secco, põe-se num prato travessa oval, introduzindo-se de espaço em espaço azeitonas e se cobre com uma colher de manteiga e uma camada de queijo duro ralado.

Bifes á milaneza

Cortão-se os bifes de carne de alcatre, colxão mol-