Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/108

Wikisource, a biblioteca livre
- 106 -

le ou filet e amassa-se-os um pouco, passa-se-lhes sal fino e não se molha. Em seguida se lhe passa ovos batidos e em pó de roscas socadas; joga-se na gordura quente um de cada vez e se deixa corar, virando de um lado para outro e se cobre com salsafrita na gordura.

Casadinho de camarões

Atravessa-se em um palito dois camarões e assim se faz com diversos palitos, conforme a quantidade que se quer para um prato. Desmancha-se numa cassarola meio litro de leite e 200 grammas de farinha de trigo, sal sufficiente, 1 colher de manteiga e põe-se ao fogo até formar um mingau nem duro nem molle; deita-se dentro cebolinha verde picada, retira-se então do fogo para esfriar. Depois se envolve os camarões um a um na massa, que cubra-os, mas que não fique tanta massa que forme monte; apenas fique redondo, se deve ter ao fogo uma frigideira com gordura quente ou azeite doce e vai-se-lhe deitando dentro as casadinhas a fritar de um e outro lado, que não toste. E' preciso que a massa não alastre nem fique dura, para que se torne delicada depois de frita.

Macarrão

Corta-se um pedaço da carne como para bifes, lava-se-os e enrola-se dentro toucinho batido como massa, salsa picadinha e cebolinha. Põe-se ao fogo uma cassarola com gordura de toucinho; depois de bem quente, joga-se dentro os rolinhos que devem, depois de enrolados com o toucinho dentro, ser amarrados com barbante; deixa-se corar um pouco e deita-se na gordura massa de tomates, pimenta do reino, ebola em rodas, sal e por ultimo um pouco de vinagre; abafa-se e depois de bem mechido põe-se água, enos da metade da cassarola e se deixa cosinhar.

Cosinha-se n'uma cassarola com água fervendo macarrão sufficiente (meio kilo ou mais), para um prato travessa, depois de molle, escorre-se n'uma pe-