Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/129

Wikisource, a biblioteca livre
- 127 -

ao fogo até engrossar; deita-se-lhe no molho um pouco de vinagre branco, e despeja-se sobre as fatias ou a roda da língua ou leva-se separado em uma molheira.

Lingua Coberta com Ovos

Faz-se as fatias, passa-se numa camada de farinha de trigo, passa-se em ovos batidos e depois no pó de rosca e deita-se n'uma frigideira com gordura fervendo: passa-se d'um lado a outro, não se deixando queimar e estão promptas: depois, na mesma a outra gordura limpa, fervendo deita-se-lhes ramos de salsa verde um minuto e enfeita-se a lingua com estes.

Leitão recheiado

Limpa-se um leitão bem limpo e deixa-se em vinha d'alho, virando-se de vez em quando de um lado para outro. Para recheial-o de uma maneira saborosa faça-se como vae a indicação. Cosinhe-se os miúdos; depois de bem cosidos, pica-se em pedacinhos e parte-se também um frango em pedaços para ensopar: logo afoga-se o frango em todos os temperos, gordura, sal, cebola, tomates, pimenta do reino e um pedaço de linguiça: põe-se então água sufficiente, mas, não muita e deixa-se cosinhar até que possa-se despegár dos ossos e tire-se-lhe os ossos e junta-se-lhe os miúdos do leitão. Prompto isto, tira-se a cassarola do fogo para um lado e deita-se-lhe azeitonas e vae engrossando com farinha de mandioca, salsa verde, cebolinha que não fique duro. Enche-se a barriga do leitão, tambem põem-se-lhe ovos cosidos em rodelas. Depois de cheia coze-se e vae ao forno assar na gordura e com fatias de toucinho por cima. Quando estiver quasi assado fura-se a pelle, ou espeta-se por baixo das pernas e pés para correr a água e ficar sequinho e pururuca. Forno bem quente.

Omelete simples

Batam-se 6 a 8 ovos com 2 colheres de leite, junte-se um pouco de sal e pimenta se quizer.