Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/130

Wikisource, a biblioteca livre
- 128 -

Derrete-se n'uma frigideira uma colher de manteiga e estando bem quente junte-se os ovos. E começando estes a pegar levante-os com a ponta de uma faca, deita-se-lhes mais uma colher de manteiga e enrolem-se sobre si mesmo e sirvam-se. Póde-se variar o gosto d'esta omelete juntando-se-lhe nóz-moscada, cebola picada, gengibre, canella e assucar, queijo ralado, batatas, hervas finas picadas, carne batida. Conforme os paladares.

Ovos com aspargos

Cortam-se os aspargos em pequenos pedaços, junte-se-lhes alguns ovos e batem-se junto. Põe ao fogo uma cassarola com um pouco de manteiga, sal e deite-se os ovos dentro até que adquiram bôa consistência.

Pescada frita

Corte-se em postas uma pescada, e sobre ellas derrama-se caldo de limão, sal, pimenta do reino e um dente de alho pizado; deixe-se de molho durante uma hora, escorra-se, enxugue-as e cubra-se de farinha de trigo ou mandioca de lado a lado e frite-se até adquirir côr. Põe-se um pouco de azeite doce ao fogo e rodas de cebolas, e fritas deita-se um pouco de vinagre e cobre-se o peixe com este molho ou serve-se separado.

Pescada portugueza

Feita em postas finas, passa-lhes manteiga, caldo de limão, pimenta do reino, sal e salsa picada. Amassa-se batata cosida, manteiga, pimenta, 3 gemmas d'ovos e um pouco de queijo ralado, parmesão, e envolva-se ás postas uma a uma n'esta massa e alise com uma faca.

Põe-se ao forno para assar, e do molho primeiro esquenta-se e applica-se sobre a pescada.

Salada de lagosta

Lava-se a lagosta, mesmo de conserva, e tempera-se n'uma cassarola e se deita azeite doce, manteiga,