Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/131

Wikisource, a biblioteca livre
- 129 -

pimenta, e cebola em rodas, tomates e um dente d'alho. Mexe-se logo que ferva, mas não se põe agua.

Tira-se do fogo para esfriar.

Lava-se a alface e corta-se aos poucos e escorrese e põe-se na saladeira ás camadas de alface e de lagosta; por ultimo põe-se azeite doce, vinagre, azeitonas, pimenta do reino e sal pouco. Vira-se de um lado a outro ao servir-se. Enfeita-se o cimo com ovos cosidos partidos em rodelas.

Caranguejos guizados

Cosinha-se os caranguejos e descascados ponhase n'um prato. Põe-se ao fogo uma cassarola com uma colher de manteiga ao fogo; meio copo de vinho branco 1 colher de farinha de mandioca, sal, salsa e pimenta do reino e ferva-se. Em seguida põe-se os miúdos dos caranguejos dentro, deixe ferver por um pouco de tempo e sirva-se com o molho.

Folhado especial

Põe-se n'uma vasilha 500 gram. de trigo peneirada, no centro deita-se 100 gram. de manteiga um copo d'agua e sal, (2 colherinhas). Amassa-se aos poucos, e faz-se uma bola. Deixa-se descançar 15 minutos.

E' preciso fazer a massa mólle.

Peneira-se a meza com farinha de trigo, abre-se o folhado, estende em cima a manteiga lavada deita-se sobre, um guardanapo molhado, dobra-se em quatro partes deixa-se descançar 15 minutos—Torna-se a passar o rolo e arranjar uma parte de massa sobre a outra formando quatro partes — sempre peneirando farinha para a massa não pegar.

A massa deve ser aberta em pasteis, folhados, 5 minutos depois de preparada.

Croquottes especiaes

Camarão moidos, 1/2 kilo—Resfogão-se tomate, alho, cebola, salsa ou coentro, em azeite doce ou gor-