Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/132

Wikisource, a biblioteca livre
- 130 -

dura, passa-se depois de fritos os temperos, (que não fiquem queimados) n'uma peneira de seda, então deita-se a massa de camarão, mexe-se bem, no fogo, deitase também, 1/2 colher de manteiga 1 colher de sopa, de trigo uma chicarinha de leite, 3 gemmas d'ovos, mexe-se bem até seccar e tira-se do fogo. Põe-se a esfriar e rolão-se os croquettes, passão-se em ovos batidos e farinha ou pó de rosca. Fritão-se até ficarem amarellinhos.

Batata especial

Dez batatas para 2 pessoas. Descascão-se e lavãose. Põe-se ao fogo uma cassarola com uma colher de manteiga, mal cheia quando quente junte-se 8 pedacinhos de toucinho, logo que esteija amarello, põe-se uma cHher mal cheia de trigo que se deve misturar bem, logo que a farinha amarelle junta-se um copo d'agua, sal e salsa. Deitão-se então as batatas lá dentro.

Deixa-se cosinhar ao fogo levando 40 minutos.

Massa especial para pasteis


1/2 kilo de farinha de trigo 2 ovos, 2 colheres de banha gelada, 2 de manteiga, 1 colherinha de bicarbonato, 1 pires grande mal cheio de queijo ralado, de minas ou parmesan.

E' preciso que o queijo de minas seja curado.

Amassa-se bem e abre-se o folhado fino.

Massa folhada

250 Gram. de manteiga um tanto de água até ficar mólle, junta-se 50 á 70 gram. de trigo, mistura-se e deita-se 30 minutos descançar em lugar fresco. Depois faz-se uma massa de 250 gram. de trigo, uma gemma de ovo, 2 pitadas de sal, um cálice de arac. — Descança-se meia hora. Abre-se o folhado e junta-se o outro folhado e rol a-se em cima — dobra-se e rolase outra vez — e assim cinco vezes com intervallo de 15 minutos.