Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/216

Wikisource, a biblioteca livre
208
CHELICUT.

garantiu-me que era absolutamente impossível para mim tentar essa jornada, a menos que eu pudesse esperar até que as estações das chuvas de outubro tivessem diminuído; nesse momento, era sua intenção marchar com um exército para Gondar; por isso, se eu me aventurasse desprotegido em tal expedição, a inimizade que Guxo tinha com ele ocasionaria certamente minha detenção e, com toda a probabilidade, minha destruição. Confesso que me senti inclinado a enfrentar esses riscos; mas ao considerar melhor o assunto, verifiquei que o Ras estava decidido a não permitir que eu fosse, e sabia que seria em vão contestar sua autoridade. Por isso, fui relutantemente compelido a desistir da ideia de visitar Gondar; pois, no que diz respeito a esperar até depois das chuvas, estava totalmente fora de questão, devido aos custos que teriam ocorrido se o Marian permanecesse aqui; pois, infelizmente, fui ordenado a prosseguir naquele navio.

Nessas circunstâncias, eu estava com a desagradável necessidade, de acordo com minhas ordens, de entregar a carta e os presentes de Sua Majestade, enviados pelo Imperador, para o Ras. Consequentemente, isso foi realizado e a semana seguinte foi empregada para organizar os presentes e apresentá-los à corte. O Vitral pintado, a imagem da Virgem Maria e uma bela mesa de mármore, as quais felizmente chegaram sem acidente, e forneceram um deleite particular; e imediatamente foram enviados para serem colocados na igreja de Chelicut, onde eu supervisionei com os Ras a lugar onde vantajosamente seriam colocados. A mesa foi convertida em mesa de comunhão, a imagem foi suspensa sobre ela por meio de um retábulo e o vitral instalado para produzir um efeito notavelmente agradável, embora não muito brilhante, devido à construção peculiar da igreja, que não a deixava exposta à luz do dia.

Enquanto isso passava, o Sr. Pearce, por desejo do Ras, tocou um órgão, que anteriormente fora enviado como presente do capitão Rudland há algum tempo e, apesar do instrumento estar consideravelmente desafinado, confesso: que, a partir de uma associação de idéias, nunca ouvi uma música com mais prazer.