Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/217

Wikisource, a biblioteca livre
CHELICUT.
209

Dificilmente seria possível transmitir uma ideia adequada da admiração, que o Ras e seus principais chefes expressaram, ao contemplar esses esplêndidos presentes. O primeiro costumava sentar-se por alguns minutos, absorvido na reflexão silenciosa, e então começava com a exclamação "etzub', etzub'," maravilhoso! maravilhoso!; como um homem perplexo com as novas idéias que vinham à sua mente, por ter testemunhado circunstâncias às quais ele não poderia ter dado nenhum crédito anterior. Depois de pouco tempo, uma oração apropriada foi recitada pelo sumo sacerdote, na qual o nome em inglês era frequentemente introduzido e, ao deixar a igreja, foi dada uma ordem pelo Ras de que uma oração fosse oferecida semanalmente, para a saúde de sua Majestade, o rei da Grã-Bretanha.

O efeito produzido pelos presentes nas mentes de todas as classes se tornou muito aparente. A pureza de nossa religião deixou de ser questionada, nossos motivos para visitar o país não eram mais postos a prova e nossa importância, em conseqüência, tão bem cotada, que o irmão do rei logo depois me visitou, com a intenção de garantir meus interesses. E afirmando que me comunicaria qualquer mudança que fosse adotada com relação ao governo; uma circunstância atualmente esperada por muitas pessoas, devido às diferenças existentes entre Guxo e o Ras. Rejeitei uniformemente, é claro, toda interferência nas preocupações internas do país e, como me pareceu o caminho adequado a seguir, consultei em todas essas ocasiões confidencialmente o Ras.

A fim de dar ao leitor uma ideia adequada da situação existente, apresentarei aqui um relato das transações do Sr. Pearce durante sua estada no país, até minha chegada, que foram relacionadas a mim em momentos diferentes durante minha estada em Chelicut, na presença de Ayto Debib e de outros envolvidos no processo, e eu os repeti o mais próximo possível de suas palavras, intercalando ocasionalmente algumas observações, que podem servir para ilustrar e conectar a cadeia da narrativa.

Mencionei no meu antigo diário as razões que me levaram a deixar o Sr. Pearce na Abissínia, por desejo urgente do Ras, e as promessas que ele me fez respeitar o tratamento, que, como estran-