Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/236

Wikisource, a biblioteca livre
228
CHELICUT.
de fato se pode observar, foi realmente morto na planície de Maizella, com a maior parte de seu exército, em uma batalha travada com os Galla sob o comando de Alli, o avô de Gojee; motivo pelo qual foi dito, que Gojee havia escolhido o local para o atual cenário de ação.
Como conseqüência, na manhã seguinte, o exército do Ras se preparou para a batalha. Os mosqueteiros, de acordo com o modo em que geralmente estão dispostos, foram enviados adiante por alguns terrenos subindo nos flancos; a direita sendo comandada por um dos irmãos do Ras e a esquerda por Palambarus Guebra Michael de Temben, enquanto o próprio Ras, com o corpo principal das tropas, estava estacionado no centro. Durante o primeiro choque, os Galla (apesar do incomodo que sentiram com os tiros dos mosqueteiros) desceram a colina em carga de cavalaria, soltando um grito horrível, com uma força tremenda na ala central do exercito do Ras, que, por um momento, foi obrigado a ceder. O Ras, enfurecido com a visão, montou seu cavalo favorito, mas os chefes, que estavam aflitos para mantê-lo fora de perigo pessoal, o seguraram; mas, sem nenhum momento de hesitação, empurrou sua montaria para a frente e galopou; seu turbante branco e sua pele de ovelha vermelha, esvoaçavam loucamente atrás dele, tornando-o imediatamente um objeto notável para suas tropas. A energia de sua ação, nessa ocasião, produziu um efeito instantâneo sobre os abissínio; um grito terrível se espalhou pelas fileiras, "o Badinsáh", "o Badinsáh" e, no mesmo momento, as tropas carregaram com um fúria tão impetuosa, que os cavaleiros de Gojee foram subitamente presos no meio de sua carreira. Repetidos rajadas de mosquetes caíam sobre eles dos flancos, a partir desse momento a cavalaria dos Galla começou ficar descontrolada e, em alguns minutos, estavam em confusão absoluta.
O Sr. Pearce estava entre os primeiros a avançar e quando o Ras o viu no meio da luta, gritou para seus subordinados: "pare, pare aquele louco!" mas ele chamou em vão. O Sr. Pearce seguiu em frente e logo perdeu de vista seu destacamento. Logo depois, matou um dos chefes dos Galla de alguma importância e, com sua coragem, durante o resto do dia, ganhou a admiração de todos ao seu redor. A derrota das tropas de Gojee tornou-se generalizada e os abissínios, que se comportaram com grande