Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/237

Wikisource, a biblioteca livre
CHELICUT.
229
bravura, perseguindo-os quase dezesseis milhas até Zingilia: seu chefe, Gojee, tendo, em circunstâncias de considerável dificuldade, escapado com alguns seguidores pelas planícies.
Na manhã seguinte, nada menos que mil e oitocentos e sessenta e cinco dos troféus bárbaros que foram coletados nessas ocasiões foram jogados diante do Ras, [1] em seu acampamento, sob a alta fortaleza de Zingilla. Essa vitória foi obtida apenas com a perda insignificante de 35 de seus homens e dois chefes sem grandes consequências, Chelika Murdoo e Ayto Guebra Mehedin, que foram mortos no início da ação. Entre outras vantagens advindas dessa vitória, foi a captura de uma das esposas de Gojee, sua banda musical, e um imenso séquito de atendentes, com vários utensílios de cozinha.
No dia 27, o forte domínio de Zingilla se rendeu, com a tomada da cidade, de cinco a vinte chefes abissínios de alguma nota foram libertados, que haviam sido mantidos em confinamento por Gojee. Entre eles estava Degusmati Tumro, governador da província de Begemder, que desde então se tornou fortemente ligado ao Ras. Nesta estação, as tropas pararam por dois dias, quando o tambor foi batido novamente e em armas as tropas avançaram alguns quilômetros, até chegarem à beira de um precipício, que o Sr. Pearce descreveu como o mais íngreme que já vira, comandando uma extensa perspectiva sobre as planícies de Edjow. Ali, as tropas permaneceram acampadas por sete dias, enviando partidos, em todas as direções, em busca de saques, que estavam perpetuamente engajados em escaramuças parciais com o inimigo. O nome abissínio dos soldados envolvidos nessa espécie irregular de guerra é Worari.
Em 5 de fevereiro de 1808, o exército foi posto em movimento e desceu o precipício antes mencionado nas planícies habitadas pelos Galla. Essa invasão de seu território produziu um alarme terrível em todo o país
  1. Esse costume horrível (se não for emprestado dos judeus) provavelmente é de origem Galla e é mencionado anteriormente como sendo praticado na costa leste da África. Veja De Bry, 1599, "De Caffrorum milltiâ. Victores, victis, cæsis et captis pudenda excidunt, quæ exsiccata regi in reliquorum procerum presentio offerunt,"