Saltar para o conteúdo

Página:Alice Pestana (Caiel) - Retalhos de verdade (1908).pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre

Retalhos de Verdade
29

notona secretaria. Se ao menos estivesse no ministerio dos Estrangeiros, onde se não trabalhava quasi nada, e se passava a vida entre gente de luvas. escrupulosamente engravatada! Mas no ministerio da Justiça ! Um horror! gente que não lavava os dentes nem limpava as unhas!

Até the vinha bem aquella viajata que o livrava das odiosas maçadas da secretaria. Pena que a tia Amalinha se não tivesse disposto a morrer uma semana mais tarde! Teria tido tempo de dar saida ao primeiro numero da Revista. Mas o capricho das cousas puxara para outro lado. Só tinha um expediente: conformar se e partir.

Foi o que fez, levando na algibeira alguns mil reis que augmentavam a sua divida ao Sequeira, e em todo o systema nervoso uma excitação inquietante como prurido de brotoeja. E' que n'aquella viagem acelerada vinha elle pensando quasi desde que tinha memoria. Era um acontecimento necessario, esperado com impaciencia através dos annos, desde o seu tempo de estudante. Já n'aquella epoca, sempre que recebia um telegramma, cuidava que era do administrador a participar-lhe a morte ou a doença desesperada da tia Amalinha.