Saltar para o conteúdo

Página:Alice Pestana (Caiel) - Retalhos de verdade (1908).pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre

30
Collecção Antonio Maria Pereira

Mas a boa senhora obstinara-se em ir vivendo, vivendo placidamente, entre as orações da manhã e o Rosario que entaramelava ás tardes, rodeada pelas criadas e alguns empregados das fazendas.

Quando o Antonio Pinheiro agora chegou á Quinta dos Suspiros, encontrou assombrada a sciencia minhota d'aquelles contornos. Estava esta ali dignamente representada nas pessoas de tres graves doutores que duas vezes por dia rodeavam o leito da enferma. Contra os tres gravissimos prognosticos, a tia Amalinha ousara melhorar consideravelmente. Recuperara o uso da fala e o pouco que sempre possuira de faculdades intellectuaes. Na face circumspecta da sciencia notava-se muita estranheza e algum despeito.

O Antonio estabeleceu-se no quarto da tia Amalinha como o mais zeloso dos enfermeiros. Dia e noute não lhe abandonava a cabeceira. E a anciã parecia muito sensivel áquelles cuidados. A's vezes estreitava-lhe a mão entre os dedos engelhados e tremulos, e chamava-lhe o seu Antoninho. Depois chorava e ria ao mesmo tempo, communicando aos nervos susceptiveis do Antonio um intenso mal-estar.

Vieram novos ataques. Entre melhora e