Saltar para o conteúdo

Página:Alice Pestana (Caiel) - Retalhos de verdade (1908).pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre

Retalhos de Verdade
33

nha, as suas ideas modernas de emancipação feminina. destoando por completo do meio archaico da Quinta dos Suspiros, podiam innocente ou conscientemente deitar tudo a perder. Longe estava bem.

O peior era que aquella mentira da gravidez, aparentemente tão simples. já lhe estava dando que fazer. Ao chegar, tinha dito que dentro de um mez, o mais tardar dois, seria pae. E as criadas velhas interessaram-se logo muito, sempre importunando-o com perguntas, querendo saber todos os dias se a senhora já dera á luz. E no oratorio tinham dia e noute uma lamparina á Senhora dos Afflictos, rogando por que a companheira do menino tivesse uma hora feliz.

Isto pesava-lhe, impacientava-o. Elle não era um mentiroso inveterado, que folgasse com a mentira. Mentia com desembaraço notavel quando lhe era preciso. Mas sustentar a mentira incommodava-o como cousa plebeia, despresivel. Agora trazer envolvidos no embuste Deus e os santos, isso desagradava-lhe profundamente. Era um pouco supersticioso; aquella graça ia-lhe parecendo já um tanto pesada.

Não tinha remedio. Havia de sustentar o seu papel de presumptivo papá até ao fim. E, para esquivar-se a uma importunação diaria, com-

3