_3_
fisionomia de um nimbo de atraente e inconfundível sedução espiritual. Por isso, lhe ofereço, nas flores silvestres da minha Arte, mais humana do que estetica, este produto das reflexões que muito lhe devem, pois que, sem a lei da atracçào que faz a comunhão dos espíritos, talvez eu não me tivesse animado a realizar este e outros trabalhos sociais. Embora filhos da minha obstinação doutrinaria e da espontaneidade dos meus impulsos de apostolado, eles ficariam sem execução, se não tivesse a certeza de sentir a meu lado a força da sua força, o calor amoravel da sua amoravel dedicação e do seu altíssimo entendimento. Cabe-lhe, pois, um lugar de honra na honra de aceitação que, por ventura, este meu trabalho mereça ao ilustre Corpo Docente da Universidade e á briosa Academia, entre a qual se conta uma legião de admiradores do seu raro valor moral e intelectual, tão apreciado e venerado por discípulos e colegas.
Por dever lhe consagro a parte espiritual d’este trabalho, que divido em tres expressões: espiritual, sentimental e moral.
A si lhe pertence a primeira, visto que tanta força moral e inspiração orientadora me tem vindo do seu privilegiado espirito