Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/100

Wikisource, a biblioteca livre

pacificação, em 1844, e a do Uruguay[1], contra o dictador Rosas e parte da do Paraguay.

Era Commendador da I. Ordem de S. Bento de Aviz, da I. Ordem de Christo, da Imperial Ordem da Rosa, Officiai da do Cruzeiro; tinha a medalha da 1ª Divisão que assistiu a batalha do dia 3 de Fevereiro de 1852, em Monte Caseros, a do Paysandú, a de Matto Grosso e Corumbá e a da Campanha do Paraguay com passador de oiro.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão com grandeza por decreto de 2 de Março de 1889.


CAMARAGIBE. (Barão e Visconde com grandeza de) Pedro Francisco de Paula Calvacanti de Albuquerque.

Nasceu no Municipio de Jaboatão, em Pernambuco, a 19 de Abril de 1806.

Falleceu em Camaragibe, Pernambuco, a 2 de Desembro de 1875.

Filho do Capitão-Mór Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque e de sua mulher D. Maria Rita de Albuquerque Mello, que eram tambem paes dos Viscondes de Suassuna, do Visconde de Albuquerque e do Barão de Muribeca.

Fez o curso de humanidades em Pernambuco, estudou dois annos na Universidade de Coimbra e seguio o curso da Universidade de Göttingen, na Allemanha, onde doutorou-se em 1827. Voltando ao Brasil, foi nomeado lente da Academia de S. Paulo em 1829 e depois da Academia de Olinda em 1830, onde regeu a cadeira de Direito Civil. Director da Faculdade de Direito do Recife, jubilou-se em 1875, resignando a percepção dos honorarios a que tinha direito. Presidiu a Provincia de Pernambuco em 1859, tendo sido seu Vice-Presidente em 1844. Deputado Provincial diversas vezes, sempre eleito

  1. "Urugay" no texto original; erro tipográfico.