Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/137

Wikisource, a biblioteca livre

era filha de Custodio Gonçalves Belchior e de sua mulher D. Silvana Coelho Belchior.

Estancieiro e Industrial, foi Vereador da Camara Municipal de Pelotas, Deputado á Assembléa Provincial, Commandante Superior da Guarda Nacional e durante a guerra do Paraguay Commandante da Guarnição da Cidade de Pelotas. Foi Vice-Presidente de sua Provincia natal. Deu liberdade incondicional a dusentos escravos que possuia em seus estabelecimentos fabris pelo que recebeu o titulo nobiliarchico. Era Official da I. Ordem da Rosa e Cavalleiro da de Christo.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 19 de Julho de 1884.


CORUMBÁ. (Barão com grandeza de) João Mendes Salgado.

Nasceu em 3 de Março de 1832.

Falleceu no Rio de Janeiro em 30 de Julho de 1894.

Foi Aspirante de Marinha em 1847, tendo feito a Campanha do Paraguay, galgando todos os postos até o de Vice-Almirante, Ajudante-General da Armada, tendo exercido muitas e importantes commissões, já ne paiz, já no estrangeiro.

Era Veador de S. M. a Imperatriz, Grande do Imperio, Cavalleiro da I. Ordem de S. Bento de Aviz, Commendador da I. Ordem de Christo e da da Rosa, Official da I. Ordem do Cruzeiro; condecorado com as medalhas das Operações da Esquadra no Rio da Prata, a de prata por Serviços extraordinarios prestados á Humanidade, a de Merito e Bravura Militar, a geral da Campanha do Paraguay. Era tambem Grã-Cruz da Ordem de S. Stanisláo da Russia, Grande Official da Corôa de Italia, Commendador de Villa Viçosa de Portugal, Official da Legião de Honra da França e Commendador da R. Ordem de S. Bento de Aviz de Portugal.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão com grandeza por decreto de 20 de Junho de 1888.


CURURIPE. (Barão de) Miguel Soares Palmeira.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 19 de Julho de 1889.