Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/179

Wikisource, a biblioteca livre

HERVAL. (Barão, Visconde com grandeza e Marquez do) Manuel Luiz Osorio.

Nasceu em Conceição do Arroyo, no Rio Grande do Sul, em 10 de Maio de 1808.

Falleceu no Rio de Janeiro, em 4 de Outubro de 1879.

Filho de Manuel Luiz da Silva Borges e de sua mulher Anna Joaquina Luiza Osorio, neto paterno de Pedro Luiz e de sua mulher D. Maria Rosa, e materno do Tenente Thomaz José Luiz Osorio e de sua mulher D. Rosa Joaquina de Souza.

Casou com D. Francisca Fagundes Osorio, que falleceu Viscondessa.

Entrou para o exercito como praça, e por seu valor, merecimento e heroismo galgou todos os postos até o de Marechal de Exercito.

Foi o heróe de Monte Caseros na guerra contra o dictador de Buenos Aires. Nomeado General em Chefe para commandar o exercito na guerra do Paraguay, toma parte no cêrco que obrigou a rendição de Uruguayana, estando presente S. M. o Imperador, atravessa Corrientes, transpõe o Passo da Patria, e é elle, General imprudente, que por assanhos de bravura, antes de todos, salta e crava sua lança em territorio Paraguayo.

Na batalha de 2 de Maio, salva o exercito da Republica Oriental, levando de rôjo as hostes inimigas. Em 24 de Maio, na maior batalha da America do Sul, derrota por completo o exercito paraguayo. Ferido gravemente na face, na segunda batalha de Desembro de 1869, volta ao Rio Grande do Sul, e ahi recebe communicação do Marechal de Exercito S. Alteza o Senhor Conde d′Eu, avisando-o da sua nomeação de General em Chefe de todas as forças brasileiras no Paraguay e lastimando que a enfermidade o privasse da cooperação de tão