Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/180

Wikisource, a biblioteca livre

bravo General. O legendario, electrisado, ergueu-se do leito, e ainda de apparelho no rosto, tomou a lança e marchou ao lado do Principe para a campanha chamada das Cordilheiras. Foi o seu ultimo feito de armas o de Perebebuy, nos cincoenta annos de gloriosa vida militar.

Foi Senador por sua Provincia em 1877, Ministro da Guerra no 27º Gabinete de 1878, do Conselho de S. Magestade, Grande do Imperio, Grã-Cruz de todas as Ordens Brasileiras, e tinha grande numero medalhas militares.

BRAZÃO DE ARMAS: Em campo de góles, um leopardo de prata batalhante, tendo na garra destra uma espada de oiro; chefe de azul com tres estrellas de prata.

CORÔA: A de Marquez.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão com grandeza por decreto de 1 de Maio de 1866. Visconde com grandeza por decreto de 3 de Março de 1868. Marquez por decreto de 29 de Desembro de 1869.


HOMEM DE MELLO. (Barão de) Francisco Ignacio Marcondes Homem de Mello.

Nasceu em Pindamonhangaba, S. Paulo, em 1 de Maio de 1837. Reside no Rio de Janeiro.

Filho dos 2os Barões de Pindamonhangaba, Francisco Marcondes Homem de Mello e de sua 1ª mulher e prima D. Anna Francisca de Mello, que era filha do Capitão-Mór Francisco Homem de Mello e de sua mulher D. Maria Francisca Guimarães; e neto paterno do Capitão-Mór José Homem de Mello e de sua mulher D. Maria Marcondes de Andrade.

Casou em 1857, em primeiras com D. Maria Joaquina Marcondes Ribas, fallecida no Rio de Janeiro, em 1904, filha do Capitão da Guarda de Honra do D. Pedro I, Candido Marcondes Ribas e de sua mulher D. Anna Rosa Marcondes Ribas; e em segundas nupcias com D.... 2ª Baroneza Homem de Mello.