Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/302

Wikisource, a biblioteca livre

MOTTA MAIA. (Barão, Visconde com grandeza e Conde de) D.r Claudio Velho da Motta Maia. Nasceu no Rio de Janeiro, a 14 de Abril de 1845.

Falleceu em Juiz de Fóra, Minas Geraes em 7 de Novembro de 1897.

Filho de Manuel Domingos Maia e de sua mulher D. Maria Isabel Velho da Motta.

Casou com D. Maria Amalia Teixeira.

Doutor em Medicina e Cirurgia e lente de Anatomia topographica e operações, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Medico da Santa Casa de Misericordia, e medico particular de S. M. o Imperador, a quem acompanhou em seu exilio e banimento.

Querendo patentear neste «Archivo» a nossa admiração e profundo respeito a um caracter tão nobre, transcrevemos aqui as ultimas palavras do seu elogio historico, publicado no Tomo IX, pag. 475, da Revista do Instituto Historico e Geographico Brasileiro:

«Na hora suprema da desventura do ancião que por meio seculo gerira estas vastas regiões da America, não faltou certamente quem desertasse do seu lado, quem esquecesse o homem, quando acabava o monarcha, quem se appressasse em voltar costas ao throno que desabava, para contemplar o astro novo, que surgia no horizonte da Historia, esquecendo quanto devia ao cidadão que nelle se assentára, mas entre os poucos amigos que o ampararam nessa queda, la estava em primeiro plano o Conde da Motta Maia, que tudo deixando, tudo sacrificando, inclusive a clinica que abandonava, e o lugar da Faculdade que perdia, tudo esquecendo, la seguia o velho amigo ao desterro, banindo-se com elle as aventuras do mundo. Firme sempre ao seu lado, acompanhou-o até o ultimo momento, e só depois de deixar o seu cadaver no tumulo de seus avós, foi que voltou o D.r Motta Maia ao Brasil, a recomeçar como medico o exercicio de sua profissãoº

Pertinaz enfermidade minava-lhe então por sua vez a existencia, debalde buscou alivio indo residir em Petropolis, seguindo depois para Minas, e por fim em Juiz de Fóra, findou seus dias. Em reconhecimento a esta dedicação desinteressada e nobre, o Instituto Historico acclamou o Conde de Motta Maia seu socio honorario, em 1889.