Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/416

Wikisource, a biblioteca livre

de Aviz e S. Thiago da Espada. A Rainha D. Maria II, era filha de S. M. D. Pedro I, Imperador do Brasil, e Rei de Portugal sob o nome de D. Pedro IV, e nasceu no Rio de Janeiro, no Real Paço da Quinta da Boa Vista, em 4 de Abril de 1819, fallecendo em 15 de Novembro de 1853, em Lisboa.

O Duque de Santa Cruz foi o unico Principe extrangeiro que recebeu um titulo brasileiro, conferido por seu sogro e cunhado D. Pedro I.

BRAZÃO DE ARMAS: Reprodusimos o que encontramos em J. B. Rieststap, 1º vol. (CL 11 B) 1903. CORÔA: A de Duque.

CREAÇÃO DO TITULO: Duque por decreto de 5 de Novembro de 1839.


SANTA CRUZ. (Conde e Marquez de) D. Romualdo Antonio de Seixas.

Nasceu em Cametá, no Pará, em 7 de Fevereiro de 1787.

Falleceu na cidade de S. Salvador, na Bahia, em 29 de Desembro de 1860.

Filho de Francisco Justiniano de Seixas e de sua mulher D. Angela de Souza

Bittencourt, e sobrinho de D. Romualdo de Souza Coelho, que foi o 8º Bispo do Pará.

Uma das maiores glorias da Igreja nacional. «Gigante pela illustração, como o chamou o D.r J. Manuel de Macedo, era dotado de excessiva modestia, de trato amenissimo, de bondade evangelica, de todas as qualidades emfim, que exaltam e fazem veneranda e amavel a creatura humana».

Concluio os seus estudos em Lisboa, na congregação do Oratorio, e voltando ao Pará com 18 annos de idade, fez um sermão que enlevou o auditorio; aos 19 annos, com a primeira tonsura, foi nomeado mestre de cerimonias do Solio, e começou a leccionar no Seminario episcopal, latim, rhetorica e philosophia; aos 21 annos tomou ordens de sub-diacono e estreou no pulpito sagrado, improvisando o panegyrico de S. Thomaz de Aquino. Aos 22 annos, já diacono, veio á Côrte em companhia de outro prelado, em commissão do Bispo do Pará, para em seu nome, cumprimentar a Familia Real e tratar de importantes assumptos da Diocese, regressando com a nomeação de Conego da Sé Paráense, e a de Cavalleiro da R. Ordem de Christo. Aos 23 annos