Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/432

Wikisource, a biblioteca livre

Foi Embaixador em Missão Extraordinaria em Londres e Paris em 1831, e o 1º Presidente do Senado na Sessão de 1826. Foi um dos dez Conselheiros que formularam e assignaram a Constituição do Imperio. Era Senador pelo Rio de Janeiro, nomeado em 1826, Conselheiro de Estado effectivo, em 1823, Grande do Imperio, Gentil-Homem da Camara do 1º Imperador, Grã-Cruz da I. Ordem da Cruzeiro, etc. Era Barão por Portugal, e Cavalleiro da Ordem de Malta.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Visconde com grandeza por decreto de 12 de Outubro de 1824. Marquez por decreto de 12 de Outubro de 1826. Barão em Portugal por decreto de 6 de Fevereiro de 1818.


SANTO AMARO. (2º Visconde com grandeza de) João Carlos Pereira de Almeida.

Nasceu no Palacio de Mafra, em Portugal, em 1 de Outubro de 1806.

Falleceu em Stuttgart, na Allemanha, em 19 de Maio de 1866.

Filho do Marquez de Santo Amaro, e de sua segunda mulher D. Maria Benedicta Papança de Almeida.

Casou com D. Anna Constança Caldeira Brant, filha dos Marquezes de Barbacena e irmã do Conde de Iguassu e do Visconde de Barbacena, e era Dama Honoraria de S. M. a Imperatriz.

Seguio a carreira diplomatica e serviu como chefe de legação em Paris, Bruxellas, Napoles, etc, e como Ministro Residente em S. Petersburgo.

Era Grande do Imperio, Commendador da Imperial Ordem de Christo, da Real Ordem de N. S. Villa Viçosa, de Portugal, da Ordem de Leopoldo, da Belgica; Cavalleiro da Ordem Soberana e Militar de S. João de Jerusalem (Ordem de Malta) e socio do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, desde 1839.

CREAÇÃO DO TITULO: Visconde com grandeza por decreto de 18 de Outubro de 1829.