Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/433

Wikisource, a biblioteca livre

SANTO ANDRE. (Barão de) D.r José de Amorim Salgado.

Nasceu na Provincia de Pernambuco a 30 de Março de 1853.

Filho de Paulo de Amorim Salgado, natural e baptisado na freguezia de Una, Provincia de Pernambuco, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial; neto de outro Paulo de Amorim Salgado, Commendador da I. Ordem da Rosa, Official da I. Ordem da Rosa, proprietario abastado na Comarca do Rio Formoso, em Pernambuco, e de sua mulher D. Francisca de Paula Wanderley.

Era Bacharel em sciencias juridicas e sociaes, pela Faculdade do Recife, e seguindo a carreira da magistratura, exerceu o cargo de Juiz de Direito em Goyaz.

Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial.

BRAZÃO DE ARMAS: As de seu pae. Escudo esquartelado: no primeiro quartel, as armas dos Amorim, — em campo vermelho cinco cabeças de mouros em aspa; com toucas de prata, barbas de oiro rostos encarnados; no segundo, as armas dos Salgados, — em campo verde, duas torres de prata com janellas pretas e uma cadêa, tendo no meio uno saleiro de oiro e sobre elle uma aguia de sua côr com os pés nas torres; no terceiro, as armas dos Mellos, — em campo de góles seis besantes de prata em uma dobre cruz e uma bordadura de oiro; no quarto, as armas dos Barretos, — o campo de arminhos. Timbre: a aguia com o saleiro no bico. Paquife: das côres e metaes das armas. (Braz3o passado em 28 de Janeiro de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 73).

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 14 de Abril de 1883.