Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/457

Wikisource, a biblioteca livre

Casou com D. Clara Guilhermina da Rocha, filha do Conde de Itamaraty, Francisco José da Rocha, e de sua mulher D. Maria Romana Bernardes da Rocha, depois Marqueza do mesmo titulo; e em segundas nupcias, a 20 de Maio de 1869, com D. Joaquina de Oliveira de Araujo Gomes, que nasceu a 28 de Desembro de 1849, e ainda vive, filha do 2º Barão de Alegrete José Maria de Araujo Gomes e de sua mulher D. Rosa Teixeira Bernardes.

Capitalista e proprietario, Moço Fidalgo com exercicio da Casa Imperial, e da Casa Real de Portugal, Commendador da Imperial Ordem da Rosa e da de N. S. da Conceição de Villa Viçosa, de Portugal.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala: na primeira, em campo de prata, uma aspa azul carregada de cinco besantes de oiro; na segunda, em campo vermelho, um pelicano de oiro ferindo o peito, e dando aos filhos o sangue que delle corre.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 5 de Julho de 1888.


SÃO JOSE. (1º Barão de) José Gomes de Oliveira Lima.

Natural da Provincia de Minas Geraes.

Falleceu em Rio Preto, nessa Provincia, em 1872.

Casou com D. Maria Rosa de Oliveira Lima, que falleceu no Rio Preto, Provincia de Minas Geraes, em 10 de Novembro de 1875.

Tenente-Coronel da Guarda Nacional, era fazendeiro e proprietario na referida Provincia.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro, em campo de prata, tres faxas enxequetadas de oiro e góles; no segundo, quatro barras de góles, em campo de oiro; no terceiro, de prata, um leão