Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/577

Wikisource, a biblioteca livre

BARROSO. (Zozimo Braulio).

Nasceu na cidade do Aracaty, Ceará, a 4 de Abril de 1839. Reside em Lausanne, na Suissa.

Casou no Rio de Janeiro a 26 de Agosto de 1871, com D. Francisca Miquelina de Souza Rezende, nascida em Petropolis, a 23 de Maio de 1850; filha do Capitão Luiz Ribeiro de Souza Rezende, e de D. Genebra de Souza Queiroz, sua prima irman.

Filho de Francisco Fidelis Barroso, nascido na cidade do Aracaty, a 22 de Maio de 1811, fallecido a 12 de Abril de 1873, Coronel reformado da Guarda Nacional, da Capital da Provincia do Ceará, que se casou no Aracaty, a 22 de Abril de 1837, com D. Anna Candida Ribeiro, nascida no Aracaty, a 18 de Junho de 1818, e fallecida a 13 de Maio de 1834. Neto, pela parte paterna, de José Fidelis Barroso de Mello, Tenente-Coronel, e Cavalleiro Professo da Ordem de Christo. Neto, pela parte materna, de Manuel Antonio Alves Ribeiro, fallecido em Aracaty, a 4 de Novembro de de 1835, e de D. Angela Moreira, fallecida em Pernambuco, a 24 de Março 1846, filha do Capitão José Antonio Moreira e de D. Martha da Costa de Oliveira; D. Angela Moreira, casada com Manuel Antonio Alves Ribeiro, era neta paterna de José Moreira e de D. Maria Domingues de Lima, e neta materna de Amaro José da Costa e de D. Josepha Maria de Oliveira; esta, filha de Pedro Serrão de Carvalho e de D. Joanna da Silva de Mello; e seu marido, filho de Domingos da Costa e de D. Catharina de Senne. Bisneto paterno de Antonio Gonçalves Barroso, e de D. Maria de Albuquerque. Terceiro neto de Manuel de Mello e Albuquerque, e de D. Anna Clara Cavalcanti. Quarto neto de Sebastião Pereira de Mello, e de D. Maria Tavares; tambem quarto neto do Capitão-Mór Antonio Feijó de Mello, Cavalleiro da Ordem de Christo, que serviu na guerra contra os Hollandezes, e de D. Laura Cavalcanti. Quinto neto de Sebastião Guimarães, e de D. Luiza de Mello Albuquerque, e tambem quinto neto de João Soares Cavalcanti, Cavalleiro da Ordem de Christo, e de D. Catharina de Albuquerque. Sexto neto de Baptista Guimarães, e tambem de Antonio Pereira da Cunha e de D. Isabel.

Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial; Bacharel em sciencias physicas e mathematicas pela antiga Escola Central, do Rio de Janeiro, formado em 1862; Engenheiro Civil, socio correspondente do Instituto do Ceará; membro da Associação dos Engenheiros Civis de Londres, etc.