Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/578

Wikisource, a biblioteca livre

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis, as armas dos Barrosos, — em campo vermelho cinco leões de prata rompantes, póstas em aspa, cada um carregado de duas faxas enxadresadas de purpura e ouro, uma pelo pescoço[1] e outra pela barriga; no segundo quartel, as armas dos Mellos, — em campo vermelho seis besantes de prata entre uma dobre cruz e uma bordadura de ouro; no terceiro quartel as armas dos Albuquerques, que são esquarteladas: no primeiro as armas de Portugal, com seu filete em contrabanda; no segundo, em[2] campo sanguinho cinco flôres de liz de ouro em aspa, e assim os contrarios. Timbre: um dos leões das armas dos Barrosos; e por differença uma brica de ouro com um Z de sable. (Brazão passado em 18 de Março de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 75).


BRANDÃO. (Antonio Torquato Leite).

Filho de Bernardo Xavier da Silva Ferrão Brandão, e de D. Francisca Eulina Lobo Leite. Neto por parte paterna do Sargento-Mór Manuel da Rocha Brandão, e de D. Joanna Rosa Marcellina de Seixas. Bisneto pelo lado paterno de Francisco da Rocha Brandão, e de D. Maria da Silva Figueiredo, e tambem do Tenente-Mestre de Campo, General Bernardo da Silva Ferrão, e de D. Francisca de Seixas da Fonseca. Terceiro neto por parte paterna do Capitão-Mór Francisco Sanches Brandão, e de D. Maria da Rocha Vieira, e tambem terceiro neto de Antonio José da Silva e de D. Maria d′Avila da Silva Figueiredo, filha de outra do mesmo nome, prima do Coronel Garcia d′Avila de Figueiredo, senhor da illustre casa da Torre, da cidade da Bahia; e o dito Antonio José da Silva, que era filho de D. Francisco Antonio e de D. Maria da Silva, que era filha do Conde de Aveiras, Luiz da Silva Tello de Menezes.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis as armas de Brandões, que são as de varonia, em campo azul cinco brandões de oiro acezos e póstos em santor; no segundo as dos Silvas, — em campo de prata um leão de purpura, armado de azul; no terceiro as dos Avilas, — em campo de oiro treze tortões de azul em tres palas. (Brazão passado em 4 de Outubro de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 73).


CARDOSO. (D.r Candido José).

Nasceu em Itaguahy, Provincia do Rio de Janeiro, em 25 de Abril de 1828.

Falleceu em 30 de Janeiro de 1877.


  1. "precoço" no texto original; erro tipográfico.
  2. "en" no texto original; erro tipográfico.